terça-feira, 18 de maio de 2010

EDIFICAR UM ALTAR

Todo o cristão deve edificar um altar ao Senhor. Eis a questão como posso edificar um altar, qual o objetivo, como e quando. No antigo testamento temos várias referencias para essa prática.

Um altar era edificado para o sacrifício, este era realizado por sacerdotes, a fim de obter o perdão dos pecados cometidos pelo povo. “Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expia-ção do seu pecado, e lhe será perdoado” (Lv 4.26).

Outro tipo de altar era o altar da oferta, do agradecimento, podemos ver essa prática nas ações de Caim e Abel. Vejamos: E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR (Gênesis 4:3). E Abel também trouxe dos primo-gênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. (Gênesis 4.4). Podemos observar ainda que Deus rejeita a oferta se esta não esti-ver de acordo com a sua vontade, “Mas para Caim e para a sua oferta não atentou” (Gê-nesis 4.5). É necessário estamos na vontade de Deus para que nossa oferta seja aceita, de corações puros.

O terceiro e último, é o altar do Memorial, foi edificado por Josué após a travessia do Rio Jordão. Deus ordenou-lhe que levantasse um altar, que os filhos de Israel sempre lembrasse dos feitos do Senhor: “Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel” (Josué 4. 6,7).

                    

O altar pode ser caracterizado como lugar de adoração, lugar de aproximação com Deus “E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações (Ex 30.8) “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde (Sl 142.2).

Hoje não levantamos altar de pedra, não oferecemos sacrifícios de animais (pois Jesus já fez esse sacrifício por nós) entretanto, temos um altar para oferecer ao Senhor, que é as nossa vida. Em Romanos 12 o apóstolo diz que devemos apresentar nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável, que é o nosso culto racional.

A bíblia diz que somos o sacerdócio real, portanto devemos oferecer nossa vida, como um altar de oração, adoração e gratidão ao Senhor, sempre relembrando as suas grandiosas obras.
Para terminar quero mencionar Levíticos 6.12: O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele a cada manhã. Que a cada manhã, a cada dia, possamos acender o fogo no nosso altar, com oração, louvor, ações de graça, santificação e comunhão com o nosso Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário