domingo, 5 de fevereiro de 2012

Estilo de Vida Cristã: A ira

O que é a ira?

Segundo o dicionário, a ira significa, "paixão que incita toda a nossa agressividade contra alguém ou algo; raiva, cólera, fúria: a ira é um dos sete pecados capitais. Indignação furiosa, desejo veemente de vingança: a justa ira dos explorados".

Quando iramos somos propensos a realizar coisas, que podemos arrepender mais tarde. Para não incorrermos nesse perigo, a palavra de Deus tem um arsenal de orientações quanto a conduta a ser tomada nestes casos.

Quão maravilhosa é a Palavra de Deus! Traz as mais diversas informaçãos para amplicarmos em todos os âmbitos da nossa vida. Nosso cotidiano será de paz, se tornarmos as verdades bíblicas parte do nosso dia-a-dia.

"Na ira do homem, não opera a justiça de Deus" (Tiago 1.20). Por que revidarmos, se Deus é convosco?. Ele é perfeito e sabe agir. Ele é paz e age com serenidade. No versículo que antecede a esse, diz que "devemos ser cedo em ouvir e tardio em falar", ou seja, não devemos falar enquanto estamos irados, isso pode significar, decepções e frustações mais tarde.

Observamos que, isso não significa "deixar tudo para Deus". Em segundas Crônicas 20.17, quando Deus fala para Josafá sobre a guerra, Ele diz para os soldados deveriam descer até o deserto (Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. 2 Crônicas 20:16) e postar-se, ou seja, Deus exige uma posição do seu povo. Precisamos nos posicionar enquanto depedentes Dele e assim buscar sua orientação para agir na hora certa com consciência e serenidade, sabendo que estamos sendo guiados por Deus.

Assim, finalizamos a nossa meditação com Romamos 12 e versículo 19:  "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor".

Amados, permaneçam na paz e na graça do nosso Senhor.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário